Separação entre líquidos
Através de procedimentos experimentais, realizar e observar uma separação entre líquidos.
2. Introdução
Embora a água seja conhecida como solvente universal, tendo facilidade de se misturar com outras substâncias, ela não se mistrura com o óleo.
Devido a sua polaridade, aonde a água é polar e o óleo apolar. Ou seja, Na interação entre moleculas, a atração de água é feita por meio de ligações de hidrgenio, que é o tipo mais intenso de força intermolecular. Portando, apesar de as moléculas de óleo serem atraídas pelas moléculas de água, essa força de atração é menor. Assim, as moléculas de água se atraem e agrupa, com mais força e as moléculas de óleo não conseguem ficar entre duas moléculas de água visinhas.
A decantação é um processo de seperação que permite separar misturas heterogênias . Tais como: sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar).
Nesse experimento, verifica-se a separação de água e óleo, num funíl de bromo.
3. Materiais e reagentes
- 2 provetas 100 mL
- 1 béquer 100 mL
- 1 pipeta Pasteur 3 mL
- 1 pisseta
- 1 funil de separação
- 1 suporte universal
- 1 argola de ferro
- Água 100 mL
- Óleo 100 mL
4. Métodos
Primeiramente, monta-se a estrutura com o suporte universal, a argola de ferro e o funil de separação. Em seguida, com uma pisseta, coloca-se 100 mL de água em uma proveta e deposite no funil de separação.
Em uma proveta, enche-se 100 mL de óleo e também deposite dentro do funil.
Tampa-se o funil, mexe-se o composto e ponha-o no suporte em repouso.
Depois de alguns minutos, deve-se fazer a separação. Posiciona-se o béquer embaixo do funil para receber a água.
Ao retirar a água, passa-se todo o contido para a proveta, assim medindo o que obteve-se. Com o auxílio da pipeta Pasteur, pega-se as gotas que ainda