Chizzotti
Disciplina: Teorias investigativas em processos culturais
Professoras: Dra.Cristina Ennes, Dra.Marines Andrea Kunz, Dra. Paula Puhl Aluna: Cátia Davoglio Ribas
O YOU TUBE E A MEMÓRIA DA DANÇA DO VENTRE
Um estudo sobre a preservação e a memória da Dança do Ventre nos vídeos do You Tube.
Resumo
O presente estudo tem como foco principal investigar a atuação da ferramenta You Tube, na preservação da memória da Dança do Ventre, através dos vídeos de bailarinas das décadas de 1930 até aproximadamente 1960, postados nesse canal. Este período foi delimitado por ser de extrema importância para a história recente do desenvolvimento e expansão deste estilo de dança no Ocidente. Do período selecionado foram escolhidas as bailarinas de maior destaque e que ficaram conhecidas por “estrelas do Egito”.
A partir da análise dos vídeos do referido período postados no You Tube, buscaremos refletir sobre o papel dessa ferramenta de massa na preservação da memória da Dança do Ventre.
Antes do You Tube, o material existente sobre essas bailarinas era restrito e de difícil acesso para a maioria das pessoas que trabalham e estudam a Dança do Ventre, principalmente fora do Egito.
Com base nos referenciais teóricos sobre Memória, You Tube e Dança do Ventre iremos fundamentar esta pesquisa bibliográfica, e assim, verificar a eficácia dessa ferramenta disponível atualmente como veículo para a preservação da memória da Dança do Ventre.
Palavras-Chaves
You Tube – Memória – Dança do Ventre
INTRODUÇÃO
Desde a mais remota época, o homem primitivo já tentava registrar suas memórias através de inscrições rupestres em rochas. Esses registros arqueológicos demonstram a necessidade do ser humano de guardar para as gerações futuras informações sobre o passado. Com o advento da internet, e mais recentemente com o You Tube (criado em fevereiro de 2005), abriu-se mais uma porta