ijcs
Chitzzotti divide tais designações em tópicos, nos quais são, 2- bibliografia; 3- autobibliografia; 4- testemunho; 5- etnobibliografia; 6- historia oral; 7 historia oral e ciências humanas e sociais e por fim 8- considerações metodológicas.
Segundo ele biografia é uma maneira de relatar a vida de um indivíduo, narrada por outra pessoa. Normalmente, é escrita a partir de documentos e hipóteses. O mesmo retoma assim o cenário da antiguidade , mostrando que tal “gênero” já era utilizado por grandes nomes dos séculos passados, como Platao.
Por sua vez chizzotti retrata que quando uma biografia é escrita pelo próprio sujeito, é denominada de autobiografia. Chizzotti, afirma que nesse tipo de relato o autor pode eleger os fatos que quiser ocultar verdades, distorcer situações. Assim, ela poder ser considerada uma fonte tendenciosa e, muitas vezes, perder sua credibilidade e autenticidade.
Já testemunho para ele, é um gênero textual recente que tem como características, historias contadas na primeira pessoa, sendo essas feitas por um narrador, que por vezes é o protagonista ou a “testemunha” dos fatos discorridos, o que o diferencia dos demais gêneros.
O mesmo considera que etnobibliografia, seria uma historia em sua primeira parte contada pelo próprio sujeito, depois a mesma passaria por