Separação dos três poderes
Bacharelado em Administração
Brena Pessoa
Juciara Santos
Lusiléia Santos
Trabalho sobre a Separação dos Poderes
Teresina/PI
2013
Brena Pessoa
Juciara Santos
Lusiléia Santos
Trabalho sobre a Separação dos Poderes
Atividade feita do AVA durante disciplina de Fundamentos de Direito para a Administração do curso de Administração de Empresa – Noite.
Professor: Anfrísio Castelo Branco
Teresina/PI
2013
O tema da separação dos poderes tem sido objetivo de considerações ao longo da história por grandes pensadores e jurisconsultos como Platão, Aristóteles, Locke, Montesquieu, entre outros.
Aristóteles, Locke e Montesquieu sistematizaram em contorno especifico os poderes, baseando-se em teorias já existentes. Um dos célebres autores a usar foi Platão em sua obra a ‘Republica’ onde há uma concepção de uma teoria que consiste em subdividir as funções doa Estado de forma que não se concentrasse nas mãos de apenas uma pessoa, uma vez que, o homem se desvirtua ante a concentração e a limitação de poder a ele autorgado.
Célebres autores discorreram em suas obras, a separação de poderes, contribuindo com aquele que é hoje um dos princípios fundamentais da ordem jurídica de vários Estados.
Assim, para se profundar o questionamento sobre o real aparecimento da separação de poderes é necessário, não apenas, buscar na origem das idéias dos precursores desta teoria, tais como Montesquieu, Locke, Aristóteles, Platão, como também alcançar a fonte de suas inspirações, ao encontrar ama razão de ser desta desconcentração de poder.
Alguns concebem a Aristóteles e outros a Platão para aplicar a teoria da separação, onde ambos foram discípulos e sucessores