Separação de uma mistura
Relatório de Química
Separação de uma mistura * Experiência realizada no Laboratório da Faculdade Anhanguera SJC.
Objetivo da atividade experimental Na aula prática de química, foi nos dado um desafio, separar todos os componentes que constituíam a mistura que nos foi dada: limalha de ferro, areia e água. Para os conseguirmos separar utilizamos diferentes métodos de separação de uma mistura heterogênea, tais como:
* Filtração - é um método para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável (papel de filtro) capaz de reter as partículas sólidas;
* Separação magnética - consiste na separação de uma mistura em que um dos componentes possui propriedades magnéticas;
Material utilizado:
Bagueta ( bastão de vidro )
Suporte universal
Becker de 250 ml
Imã
Papel de filtro
Bico de Bulsen
Tripe
Tela de amianto
Parte experimental
Filtração:
Verificámos que a areia e a limalha de ferro são um constituinte que não se dissolve na água, portanto utilizámos a filtração, que consiste na separação do líquido de uma mistura sólido-líquido através de um filtro. Assim, a solução aquosa atravessou o funil e foi encaminhada para a base do mesmo, áreia e limalha de ferro ficaram retidos no papel de filtro.
Processo de secagem:
Após a filtração da mistura ( limalha de ferro, areia e água ), aquecemos a tela de amianto com o Bico de Bunsen e colocamos sobre ela o papel de filtro com a mistura já filtrada para secagem da mesma.
Separação magnética
Como tinhas materiais com propriedades magnéticas, neste caso as limalhas de ferro, o primeiro processo foi a separação magnética. Com o auxílio de um íman, conseguimos separar a limalha de ferro da areia que constituíam a mistura.
Mistura
Areia, limalha de ferro e Àgua
Filtração
Areia e limalha de ferro
Àgua