Separação de misturas
A catação é um tipo de separação de misturas feito manualmente do tipo sólido/sólido.
As substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo, como vidro, metais, borracha, papel, plásticos para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem.
A peneiração é uma operação unitária, que consiste na separação de partículas sólidas em frações de granulometria diferente, por passagem através de peneiros ou crivos.A peneiração pode ser mecânica ou manual. Para a peneiração mecânica usa-se um peneiro mecânico.Os peneiros manuais são aparelhos que na sua forma mais simples consistem numa rede ou peneira, em tela metálica ou placa perfurada, cujos orifícios têm todos a mesma dimensão e só deixam passar partículas com dimensões inferiores às suas.
Filtração ou filtragem é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala laboratorial e filtrações de escala industrial.
Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas, dependendo do caso, o meio poroso poderá ser uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.
Para as filtrações quantitativas, usa-se geralmente papel filtro quantitativo, ou placas de vidro sinterizada ou de porcelana sinterizada.
Em qualquer dos casos indicados há uma grande gama de porosidades e esta deverá ser selecionada dependendo da aplicação em questão.
Filtração a vácuo
Substituindo-se o funil de Buchner por um cadinho de porcelana com fundo perfurado temos a filtração com cadinho de Gooch. É portanto, efetuada com sucção e o meio filtrante é polpa de papel de filtro quantitativo ou amianto.
Para a