Análise de balanço
A contabilidade faz uso das informações contábeis na elaboração de relatórios e demonstrações que serão analisados e utilizados na tomada de decisão. Segundo Franco (2011) contabilidade é a ciência que estuda e analisa os fatos ocorridos no patrimônio de uma entidade, evidenciando a relevância dos dados interpretados e visando o auxílio na tomada de decisões, em outras palavras, Costa (2004) diz que a contabilidade é uma mistura de técnica e arte de extrair dados úteis focando o objetivo econômico a ser alcançado.
Para alcançar esse objetivo é necessário utilizar instrumentos de análises financeiras, econômicas e patrimoniais, a fim de formar uma avaliação clara e objetiva do desempenho, expectativas e tendências da empresa, levando em conta que em um ambiente corporativo, onde as empresas se vêem em um cenário competitivo e sob constante mudança, tornou-se cada vez mais evidente a necessidade de se ter controles precisos, que lhe permitam adaptar-se mais rapidamente as mudanças e necessidades do mercado e propor soluções imediatas a possíveis imprevistos ou problemas, ou seja, uma gestão eficaz.
Entretanto, para uma gestão eficaz, é imprescindível a utilização e aproveitamento de instrumentos confiáveis. Dentre eles, os mais importantes são os controles contábeis e financeiros.
Este estudo expõe de forma simplificada que esses controles contábeis e financeiros são realizados através das análises de balanço, e essas, são desenvolvidas por meio de técnicas que tem como objetivo básico a avaliação dos demonstrativos contábeis pela evolução de seus valores e pela participação relativa de cada valor em relação a um total, porem, as análises também são orientadas pela experiência do analista, buscando assim bases para tomadas de decisão de forma mais consciente e segura.
ANÁLISE DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS
A contabilidade é uma ferramenta que fornece através de