Separação de misturas
No experimento utilizamos quatros soluções feitas a partir de água destilada, que é uma água muito utilizada em laboratórios por conter um alto grau de pureza, é feita através do processo de destilação.
Separa-se sólido e líquido através de um aparelho chamado centrífuga, onde é colocados os tubos próprios para o mesmo, para girarem em uma velocidade alta em um certo tempo, fazendo com que ocorra a separação nos mostrando as diferentes fases da solução, deixando o sólido na parte de baixo e o líquido na parte de cima.
FIGURA 1 – Centrífuga (Fonte: Splabor) Para se pesar a substância a ser usada no experimento utiliza-se a balança semi-analítica que é a mais indica por conter uma maior precisão do que a balança técnica, pois contém três casas decimais, sendo as duas primeiras precisas e a terceira duvidosa.
FIGURA 2 – Balança Semi-Analítica (Fonte: Splabor) 1.1 Sulfato de Cobre
Sua fórmula molecular é CuSO4, apresenta-se sob a forma de cristais azuis, sendo utilizado como inseticida na agricultura, em contato com o solvente se torna um líquido azul.
FIGURA 3 – Sulfato de Cobre (Fonte: Infopedia) 1.2 Cloreto de Sódio
Utiliza-se na feitura de alimentos e na sua conservação, conhecido popularmento como o sal de cozinha. Sua fórmula molecular é NaCl, apresenta-se sob a forma de um sólido cristalino branco.
FIGURA 4 – Cloreto de Sódio (Fonte: Alibaba)
1.3 Hidróxido de Sódio
Conhecido como soda cáustica, contém a fórmula molecular NaOH, apresenta-se sob a forma sólida com coloração branca, sendo produzido através de eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura).Utiliza-se na fabricação de papel, detergentes, tecido, alimentos, biodiesel e em reações química por conter uma alta reatividade.
FIGURA 5 – Hidróxido de Sódio (Fonte: InfoEscola) 1.4 Acetato de Chumbo
Trata-se de um sólido branco inodoro, sua fórmula molecular é Pb(CH3COO)2, sendo obtido através da dissolução de chumbo em ácido acético.