Separação de misturas
Na natureza existem infinitas substâncias. Apesar dessa abundância é raro encontrar uma substância pura no meio natural. Em geral, elas se apresentam em forma de mistura, ou seja, a combinação de duas ou mais substâncias puras.
O processo de separação de mistura utiliza de métodos físicos para obtenção das substâncias que a compõem. Esses processos não alteram as propriedades químicas da matéria e são chamados de análise imediata. Conhecer esses procedimentos é de fundamental importância pra perfeita execução do trabalho. Tendo ciência dos métodos de separação, conhecer as propriedades das substâncias a serem separadas é tão importante quanto, pois a adequação do método dependerá delas. Muitas vezes será necessária a combinação de vários métodos para finalização do processo.
Existem vários processos de separação de mistura, e o presente relatório teve por objetivo relatar os processos vistos em sala de aula.
2. REVISÃO DA LITERATURA
2.1 MISTURA
Mistura é um comporto formado por duas ou mais substancias, cada substância é denominada componente. As misturas apresentam propriedades variáveis e podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas. A classificação depende do número de fases, que são porções de aspecto visual. São ditas homogêneas as misturas que apresentam uma única fase, e heterogênea que apresenta duas ou mais fases. (BROWN, LEMAY e BURSTEN, 2005, p. 7).
2.2 SEPARAÇÃO DE MISTURA
Para separação de misturas heterogêneas vimos em sala de aula o método de filtração e decantação com funil de bromo e para mistura homogênea a destilação.
2.2.1 FILTRAÇÃO
Filtração é o processo de separação de uma mistura formada por compostos sólidos-líquidos ou sólidos-gasoso. A filtração se dá “através de um meio poroso capaz de reter as partículas sólidas.”. (TRINDADE ,et al, 2010, p.31).
2.2.1.1 FILTRAÇÃO SIMPLES
No processo de filtração, a mistura passa através de um filtro de papel [ver figura 1] ou algodão, que retém