Artrite
A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, inflamatória uma desordem autoimune, de etiologia desconhecida, cuja principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos também possam estar comprometidos. A AR é uma doença autoimune, ou seja, é uma condição em que o sistema imunológico, que normalmente defende o nosso corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as articulações, conhecido como sinovial). A inflamação persistente das articulações, se não tratada de forma adequada, pode levar à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária. O tratamento adequado e precoce pode prevenir a ocorrência de deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença.
Quanto à severidade da doença, a artrite reumatoide costuma ser dividida em:
Leve
Paciente apresenta artralgias, em pelo menos três articulações com sinais de inflamação, nenhuma doença extra-articular, fator reumatoide costumeiramente negativo, elevação dos reatores de fase aguda e nenhuma evidência de erosão ou perda de cartilagem ao estudo radiográfico.
Moderada Paciente com 6 a 20 articulações acometidas, comumente a doença é restrita a articulações, elevação de reatores de fase aguda, positividade do fator reumatoide, evidência de inflamação ao estudo radiográfico.
Grave Mais de 20 articulações persistentemente acometidas, elevação dos reatores de fase aguda, anemia de doença crônica, hipoalbuminemia, fator reumatoide positivo, estudos radiográficos demonstrando erosões e perda de cartilagem e doença extra-articular.
Sintomas
* Rigidez matinal (dificuldade de movimentação ao acordar) * Artrite de três ou mais articulações * Artrite de mãos * Sensibilidade na articulação * Fadiga * Perda de apetite, perda de peso e anemia.
Diagnostico O diagnóstico de