Separação de misturas
Sistema Esquelético
1-Conceitue osso e cartilagem.
Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que se une aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. É uma forma sólida de tecido conjuntivo.
Cartilagem é uma forma elástica de tecido conectivo semirrígido, forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sanguíneo próprio, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance.
2-Cite 3 funções do sistema esquelético.
Sustentação do organismo (apoio para o corpo)
Proteção de estruturas vitais (coração, pulmão, cérebro).
Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo).
3-Como se dividi o esqueleto? O que encontramos em cada parte?
Esqueleto axial- Composto pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.
Esqueleto Apendicular-Composto pelos membros superiores e inferiores.
4-Defina osso pneumático. Dê exemplo
São ossos ocos, com cavidades cheias de ar revestidas por mucosa (seios) apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Ex: Esfenoide.
5-Defina osso plano. Dê exemplo
São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Ex: Frontal
6-Defina osso curto. Dê exemplo
São parecidas com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais as larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Ex: Ossos do carpo (mão).
7- Defina osso longo. Dê exemplo.
Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um carpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência, e absorve mais o estresse mecânico do peso e o distribui melhor. Ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e