Separação de misturas
Mistura: Areia + Cloreto de sódio NaCl (sal) + limalha de ferro.
Foram misturados, todos os materiais, a areia o sal e o ferro.
Procedimentos da separação etapa 01:
Foi colocada a mistura sobre uma superfície de papel, onde utilizando o imã que foi passado sobre a mistura retiramos a limalha de ferro, resultando na separação parcial da mistura, sobrando na superfície a areia e o cloreto de sódio.
Procedimento da separação etapa 02:
Neste procedimento foram utilizados os seguintes materiais; um funil, um filtro de papel, um béquer 100mL, um béquer contendo 40 mL de água e um suporte para funil.
Para proceder com a separação do restante da mistura (areia e cloreto de sódio), foi acrescentado 40 mL de água a essa mistura; o processo de separação foi iniciado depositando a mistura dentro do filtro de papel o que resultou na separação da água e do cloreto de sódio,permanecendo somente areia no filtro de papel.
Procedimento da separação etapa 03:
O restante da mistura (água e cloreto de sódio), foram separados utilizando um béquer de 200ml no qual esta mistura foi depositada, levamos ao aquecimento, utilizando um tripé, uma tela de amianto e um bico de Bunsen.
Conclusão; com a evaporação da água permaneceu no fundo do béquer apenas os resíduos sólidos do cloreto de sódio, terminando assim o experimento.
O resíduo que sobrou foi areia em sua totalidade utilizada, bem como uma porcentagem de limalha de ferro e cloreto de sódio que não podem ser detectadas a olho nu.
Devido ao método utilizado ser bem simples, sem muita sofisticação em seu procedimento ocorreu com certeza uma considerável perda de material em relação a água, limalha de ferro e cloreto de sódio.
Em consenso com os participantes do grupo, concluímos que a vantagem em utilizar esse materiais simples, é apenas de poder manusear sem a necessidade de muita perícia a mistura bem como os objetos utilizados, e de estar em contato direto com os componentes