Pegmatito
Atualmente, considera-se como pegmatito uma rocha com minerais desenvolvidos em grandes cristais. Os pegmatitos encontram-se no interior e/ou ao redor de maciços graníticos, dos quais consituem em geral, os seus prolongamentos. Apresentam-se, geralmente, sob forma de filões, pipes, diques e corpos de formas irregulares. No exterior dos macicços graníticos, essas formações pegmatíticas sobressaem-se e prolongam-se em ramificações finolares, cortando as rochas encaixantes.
As massas pegmatíticas individuais ocorrem, frequentemente em formas tabulares ou lenticulares e variam de poucos centímetros até centenas de metros de comprimento. Em alguns casos, esses ccorpos mais maciços, em formas de fique e pipe irregulares, apresentam-se com vários quilômetrosde comprimento e localmente, com 200 a 300 metros de espessura. Os pegmatitos são classificados em simples (quartzo, feldspato, muscovita e/ou biotita) e ou complexos (cmo minerais acessórios de lítio, rubídio, césio, berílio, sódio e potassio).
Os pegmatitos simples exibem uma estrutura homogênea, pois não tem zonamento definido; os pegmatitos complexos têm seus minerais organizados numa sequência zonal, ou seja, com uma estrutura heterogênea e muitos ocorrem em assembleias de minerais raros.
GEODOS
Atribui-se, frequentemente, às influências de fluidos hidrotermais nas formações pegmatiticas durante o ultimo estágio de cristalização.
No interior dos geodos ocorrem minerais de coleção e minerais de elementos raros como a turmalina e o Berilo.
Nesses caldeirões, estão armazenados os melhores minerais gemológicos, os quais podem estar soltos num ambiente fluido aquoso, contendo material amorfo, argiloso, de cor branca a creme, sendo denominado de "sabonete".
COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA DOS PEGMATITOS
Os minerais fundamentais na formação de minerais essenciais. Entretanto, a paragênese de um pegmatito altamente fracionado de um subtipo complexo pode exceder a centenas de minerais. Esta