Pegmatito
Pegmatito
Formação e Definição
O pegmatito é uma rocha ígnea exceção à regra do arrefecimento do magma, pois mesmo sendo formado pelo magma que foi arrefecido rapidamente, o pegmatito se constitui de grandes cristais ao invés de pequenos, como na maioria dos casos.
Pela definição de Jahns (1955) temos então que PEGMATITOS são rochas holocristalinas que apresentam, pelo menos em parte, uma granulação muito grosseira, contendo como maiores constituintes minerais àqueles encontrados tipicamente em rochas ígneas comuns, mas com a caraterística de apresentarem extremas variações no que se refere ao tamanho dos grãos.
Quanto ao motivo da formação de grandes cristais no pegmatito, a opinião mais comum sobre o processo é a de que são originados de soluções residuais aquosas enriquecidas em silício e metais raros, provenientes do processo de resfriamento de rochas ígneas, em particular graníticas. A presença de metais como cloro, flúor, fósforo e boro, atuam como fundentes, abaixando o ponto de fusão destes líquidos e criando um ambiente suficientemente fluído que permite fácil e rapidamente a difusão dos íons através da solução e em direção aos cristais que estão sendo formados.
Mineralogia e Classificação
A interação complexa entre os vários elementos químicos sob condições físico-químicas que condicionam o desenvolvimento das estruturas pegmatíticas, permite o estabelecimento de uma mineralogia muito diversa e, principalmente, de uma zonalidade químico-mineralógica notória, cuja caracterização constitui o alicerce fundamental da classificação destes sistemas geológicos em diferentes tipologias.
Pegmatitos Simples
Os pegmatitos mais simples compreendem essencialmente quartzo, feldspato e mica branca. Geralmente não apresentam zonação interna bem desenvolvida, embora o primeiro silicato possa ocupar preferencialmente os domínios centrais dos veios, diques e bolsadas. Os minerais