6 Sigma
6 SIGMA
Trabalho apresentado à Disciplina de Planejamento e
Controle de Podução ll do curso de Engenharia de
Produção.
BELO HORIZONTE, 2014
2
O que é o Seis Sigma?
Entendi que o Seis Sigma é um processo utilizado pelas empresas para aumentar a competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade, assim proporcionar a seus clientes produtos e serviços próximos da perfeição, tem a meta de aproximar o processo do zero defeito. Posso dizer que o seis sigma nos mostra que fica muito mais caro corigir um problema, do que agir antes que o problema ocorra.
O programa foi criado pela Motorola na dácada de 80, é usado para minimizar a variabilidade do processo, simplificando, um meio de reduzir defeitos, mas também pode ser usado na redução de custos, melhoria na qualidade de gestão, para aumentar lucros etc.
O uso do seis sigmas associa o conhecimento técnico do processo ao conhecimento estatístico, assim se estabelece onde deverá implantar o método.
O seis sigma pode ser utilizado em qualquer negocio que seja considerado processo pode ser usado também como base para definir nivéis de processos, para atingir a meta do zero defeito, usado para definir medida ele nos mostra que quanto maior o número de sigmas melhor será o nível de qualidade, na estatística temos o desvio-padrão que é a variabilidade de algum processo etc.
Quando o produto tem alta variabilidade significa que o produto pode ter mudanças no padrão e assim perder sua confiabilidade perante ao mercado.
Para se obter uma eficiência completa do seis sigma leva alguns anos, pois a equipe precisa de treinamentos especificos para colocar a técnica em prática. Os metódos DMAIC, PDCA,
DMADV são metodologias da qualidade aplicadas para implantar o seis sigma.
A principal visão das empresas sobre o programa é o aumento dos lucros, pois uma vez que se minimiza passos e atividades nas confecções de produtos, o processo se torna mais eficiente e