Gastronomia sustentável
FELIPE DIDRICH
GUILHERME LAUXEN
JOICE PAZZA
KAMYLA SINZEN
PAULO RODRIGUES
Gastronomia Sustentável
CASCAVEL
2014
CEZAR TORALES
FELIPE DIDRICH
GUILHERME LAUXEN
JOICE PAZZA
KAMYLA SINZEN
PAULO RODRIGUES
Gastronomia Sustentável
Trabalho apresentado à disciplina de Cozinha Clássica e Contemporânea. Ministrada pela prof. Sandra Maria Borçoi do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, como atividade durante o 3° Bimestre.
CASCAVEL
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. SUSTENTABILIDADE E A GASTRONOMIA 05
3. FACES DA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL 07
4. EXEMPLOS A SEGUIR 09
5. COMO PODERIA SER COLOCADO EM PRÁTICA O ASSUNTO PESQUISADO NO CONTEXTO ATUAL DA CIDADE DE CASCAVEL? 10
6. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Com o advento da revolução industrial, e o aumento significativo na população humana, temos um aumento gigantesco no deficit de recursos naturais disponíveis. 200 anos depois, vemos um mundo em que qualquer desperdício é muito ruim para a sociedade.
Nesse cenário, a gastronomia sustentável aparece como uma das possíveis soluções para o grande problema que é a sustentabilidade no geral. Abordando vários aspectos da vida humana, o trabalho a seguir tem como função discorrer sobre as alternativas sustentáveis dentro do horizonte gastronômico brasileiro e local, informando sobre o papel do gastrônomo e das empresas do ramo no contexto atual.
2. SUSTENTABILIDADE E A GASTRONOMIA
Segundo o site Atitudes Sustentáveis, o conceito de sustentabilidade representa "promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir”, sendo assim, temos que o objetivo do tema abordado é evitar o desperdício,