separação de misturas
Existem varias formas de separação de misturas, cada uma serve para separar um tipo de mistura, como por exemplo, misturas Sólidas com Sólidas, ou sólidas com liquidas.
Cada mistura tem uma forma de separação, podendo ser catação, filtração, separação magnética, dissolução fracionada e etc.
Aqui neste trabalho, irei explicar cada uma, o que pode ser separado com elas. CATAÇÃO:
Catação é um método de separação manual e mecânico, ele pode ser usado para separar misturas de sólidos com sólidos, como o feijão.
Como funciona, ocorre à seleção de substancias, para ser separada das ruins, como no exemplo, de separar o feijão, são ”catados” os feijões ruins para serem separados dos bons.
PENEIRAÇÃO
Processo simples de separação que utiliza uma peneira, serve para separar sólidos de diversos tamanhos. Como por exemplo, separar areia de pedras.
FILTRAÇÃO
Processo que utiliza uma substância porosa para separar os componentes. Serve para separar sólidos pequenos de líquidos, como por exemplo, se-parar areia de água.
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
Processo que utiliza um imã para separar substancias, esse tipo se separação só serve para separar um componente magnético de outro que não seja. Exemplo, separar prego de farinha, para separar, basta aproximar um imã da farinh0a, que os pregos se separarão da farinha.
DECANTAÇÃO
Processo que separa misturas entre líquidos ou líquidos e sólidos, pela sua densidade, por exemplo, separar óleo de água.
CENTRIFUGAÇÃO
Processo igual o de decantação, porém ele é mais rápido, pois é acelerado com uma centrifuga.
FUSÃO FRACIONADA
É usada para separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes.
Exemplo separar o ferro, chumbo e estanho:
Sabendo a temperatura de fusão dos elementos (o estanho: 231ºC; o chumbo: 327ºC; o ferro: 1536ºC) podemos aquecê-los e fazer com que um deles derreta primeiro, assim separando-os.
DISSOLUÇÃO FRACIONADA
É um método de