Separação de misturas
Os conceitos químicos na interpretação do mundo é muito importante para que possamos entender as relações que ocorrem entre todos os fenômenos químicos e físicos que ocorrem em nosso meio. Podemos utilizar muitas ferramentas, mas estas devem ser apresentadas e explicadas com os fatos observados experimentalmente.
Essa pratica no laboratório abordou métodos de separação de mistura, entre componentes encontrados em nosso dia a dia. As misturas podem ser homogenias ou heterogenias de acordo com as fases apresentadas, onde daí será escolhido o melhor método de separação.
Em nosso caso misturamos água com terra, onde foi utilizado o método de filtração que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro. O papel-filtro dobrado é usado quando o produto que mais interessa é o líquido. A filtração é mais lenta. O papel-filtro pregueado produz uma filtração mais rápida e é utilizada quando a parte que mais interessa é a sólida.
Para nossa pratica utilizamos o papel-filtro dobrado pois a parte mais interessada era o liquido.
Cromatografia
A analise de cromatografia consiste num processo onde os componentes de uma mistura são separados e identificados pela cor.
Esta é uma técnica útil para descrever a composição de diversas substâncias, em nosso caso demonstramos os compostos presentes na tinta das canetas esferográficas.
Objetivo
Processo de separação de mistura
Separar através da filtragem o liquido do solido, que tem como mistura água e terra.
Cromatografia
Separar os componentes da tinta vermelha que faz a caneta escrever para ver de quantas tintas é feita.
Metodologia
Processo de separação de mistura
Materiais utilizados * Suporte universal * Garra * Funil de haste longa * Béquer de plástico de 100 ml * Béquer de 150 ml * Filtro de