separação de misturas
Foram misturados e agitados em um béquer 20 ml de CuSO4 e 40 ml de NaOH, resultando em uma mistura de tom azulado, a qual foi deixada em repouso por alguns minutos para que ocorresse a decantação. Após esse tempo, foi observado que o CuSO4 decantou-se. Depois da decantação, foi feita a filtração simples, através de um funil e um filtro de papel. Ao passar por esse procedimento, o CuSO4 ficou retido com aspecto pastoso no filtro de papel.
2º procedimento: Filtração a vácuo
Não foi possível a realização desse procedimento em laboratório, pois a bomba a vácuo estava com defeito. Então, foi discutido o procedimento e seus resultados. Ao adicionar ácido benzóico, CuSO4 e sílica em uma certa quantidade de água e aquecê-la , observa-se que a sílica não se dissolve na água quente, sendo possível separá-la das demais substâncias. Após terminar esse procedimento, deixa-se a água resfriar, com isso o ácido benzóico se separa, pois este é pouco solúvel em água fria. Ao fim do procedimento restou apenas a solução de CuSO4.
3º procedimento: Purificação por sublimação
Em um béquer coloca-se ácido benzóico e sílica, tampando com um vidro de relógio, aquece-se em um fogo bem baixo, até que o ácido benzóico sublime e ao entrar em contato com o vidro ele se cristaliza.
4º procedimento: Purificação por destilação
Preparou-se uma montagem de destilação, adicionando ao balão de destilação uma solução de CuSO4. Aqueceu-se o balão de destilação até aproximadamente 94º graus, quando a temperatura tornou-se constante, fazendo com que toda a quantidade de água presente na solução entrasse em ebulição, sendo depois condensada e removida para um béquer em gotas. Após ser retirada toda a quantidade de água, a temperatura voltava a aumentar até atingir o ponto de ebulição do CuSO4, fazendo com que ocorresse o mesmo que ocorreu com a água.