Separação de Misturas
INTRODUÇÃO pág. 2
OBJETIVOS pág. 3
RESUMO pág. 4
1 - ESTUDO DA SEPARAÇÃO DE MISTURAS pág. 5
1.1 Método - filtração pág. 5
1.2 Método - separação magnética (imantação) pág. 6
1.3 Método - evaporação pág. 7
2 - UTILIZANDO OS MÉTODOS PARA SEPARAR SUBSTÂNCIAS pág. 8
2.1 Experiência do 1º método pág. 8
2.2 Experiência do 2º método pág. 8 e 9
2.3 Experiência do 3º método pág. 9
CONCLUSÃO pág. 10
BIBLIOGRAFIA pág. 11
INTRODUÇÃO
Os materiais encontrados na natureza, em sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras. Para obtê-las, é necessário separá-las. Essas misturas podem ser de sólidos diferentes (pedra + feijão), sólidos com líquidos (sal + água), líquidos diferentes (óleo + água), líquidos com gases (refrigerantes), gases diferentes (ar), etc.
No estudo de como se devem separar tais misturas em primeiro lugar, deve-se observar se a mistura em questão é homogênea ou heterogênea, para em seguida escolher o processo mais adequado para separá-la. Os processos mais utilizados para separação de misturas são: Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética, Flotação, Decantação, Filtração, Destilação Simples e Fracionada, Centrifugação, entre outros, usados na separação de misturas constituídas de dois componentes (sólidos líquidos ou sólidos e líquidos). Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura a ser separado.
OBJETIVO
O objetivo deste estudo é compreender e realizar a separação das substancias e aplicar as técnicas de separação adequadas para cada tipo de mistura, após a sua classificação.