Separação de misturas
Os componentes das misturas podem ser separados. Há algumas técnicas para realizar a separação de misturas. O tipo de separação depende do tipo de mistura. Alguns dos métodos de separação de mistura são: catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada, fusão fracionada, sublimação, sifonação e solução e filtragem.
CATAÇÃO A catação é um tipo de separação de misturas feito manualmente do tipo sólido/sólido. As substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo, como vidro, metais, borracha, papel, plásticos para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem.
[pic]
LEVIGAÇÃO Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias. A parte mais leve (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto a com maior densidade (o ouro) fica depositada no fundo. Esse processo de separar substâncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando água (ou outro líquido) corrente é a levigação. Geralmente é mais comum ocorrer entre metais pesados, por isso cita-se acima o ouro. Outro exemplo que pode ser citado é a separação de pedras e folhas. Utilizando a água, as folhas, por possuírem menor densidade, flutuam sobre a água, separando-se das pedras.
[pic]
DISSOLUÇÃO OU FLOCULAÇÃO Consiste