Separação de misturas
SÓLIDO-SÓLIDO
CATAÇÃO/PENEIRAÇÃO
A catação é o tipo de separação de misturas do tipo "sólido-sólido" , onde as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador.
Exemplo: É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plásticos, etc, para serem destinados à reciclagem.
LEVIGAÇÃO
Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e passa-se uma corrente de água por ela. A parte menos densa ( a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto a mais densa (o ouro) fica depositada no fundo. Esse processo de separar os elementos mais densos dos menos densos utilizando água corrente é a levigação.
Exemplo: É o caso do ouro, que normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.
VENTILAÇÃO
É método de separação de substâncias sólidas de densidades diferentes. Consiste em separar a substância mais leve (densidade menor) do meio que está imersa, através de uma corrente de ar
Exemplo: Esse método é usado para separar a palha do grão de arroz. É aplicada uma corrente de ar, e a palha, que é mais leve, voa. O mesmo é feito na separação dos cereais de cascas.
FLOTAÇÃO
Nesse caso usa-se a água ou outro líquido para separar sólidos de densidades diferentes: o mais denso afunda e o menos denso flutua.
Exemplo: Separação da serragem misturada com areia por flotação. A serragem flutua enquanto a areia sedimenta-se
PENEIRAÇÃO: O processo utiliza uma peneira que possui uma malha que deixa passar componentes de diâmetro menor que a largura das malhas, retendo os componentes com diâmetro maior.
Exemplo: Em construções é comum o uso de peneiras para separar a areia fina da areia grossa, e de