Separação de misturas
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
INTRODUÇÃO
A ciência química é a parte do conhecimento humano que estuda a matéria e suas propriedades; a matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço, e é constituída de substâncias, que são caracterizadas por propriedades específicas que definem sua natureza química e física, ou seja, substância é uma determinada espécie da matéria. Determinada quantidade de uma ou de várias substâncias constituem um corpo. A substância caracteriza a qualidade e a massa caracteriza a quantidade da matéria.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
A matéria pode se apresentar em três estados: sólido, líquido e gasoso. No estado sólido, apresenta-se com massa, forma e volume definido. No estado líquido, apresenta-se com massa e volume definido e forma indefinida. No estado gasoso, apresenta-se com massa definida e volume e forma indefinidos.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
As propriedades físicas de uma espécie química são as propriedades que podem ser observadas sem transformá-la em outra substância. As propriedades químicas das substâncias são as características que elas possuem que ao sofrerem alguma modificação alteraram a sua natureza; assim cada substância pura é caracterizada por uma série de propriedades físicas e químicas, que a distinguem das demais.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
A substância pura é constituída de apenas uma espécie química, possuindo propriedades químicas e físicas próprias e características; podendo ser classificada em substância elemento e substância composto. A substância elemento é a substância constituída de apenas um tipo de