Separação de misturas
Alunos: Edilvano Zanella, Guilherme Nones e João Kaspareit
Professora: Rita Fiamoncini Valcanaia
Disciplina: Ciências
Trabalho: Química
Separação de Misturas
Introdução
Iremos apresentar sobre tipos de substancias e misturas. Faremos um conceito de cada item, você, caro leitor irá aprender todos os tópicos de substancia e misturas através de resumos pratico e de logo entendimento, você gostará, porque irá aprimorar, aprender e será agregado um conhecimento a mais que será útil no dia dia e para o resto da vida. Pratique tudo que será ensinado pelo nosso grupo, porque a pratica é o verdadeiro conhecimento e não a teoria.
Separação de misturas
Catação
A catação é um tipo de separação manual de sistemas do tipo "sólido-sólido". As substâncias são separadas manualmente e pode utilizar uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador para a separação. É utilizada na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo como vidro, metais, borracha, papel, plásticos que para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem.
Ventilação
Ventilação é um processo de separação de substâncias sólidas heterogêneas através de vento. O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Também conhecido como tamisação, este método também é usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.
Levigação
Levigação é um método de separação de sistemas heterogêneos de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas