separaçao
José Osmir Fiorelli e Rosana Cathya Ragazzoni Mangini
2ª edição (2010)
Páginas: 440 páginas
Formato: 17X24
EAN13: 9788522459285
________________________________________
Sinopse
________________________________________
Os temas selecionados neste livro proporcionam abrangente visão das questões que envolvem os comportamentos que se afastam do socialmente aceito. Conceitos e análises, pautados por cuidadosa neutralidade, evidenciam a sólida experiência dos autores com as situações apresentadas, estimulam a dialética e a leitura. As situações são apreciadas de maneira sensível, porém, sem paixões e radicalismos. Assim também são tratados os assuntos relacionados a dramas emocionais e conflitos que, invariavelmente, chegam ao judiciário. Apresenta-se o ser humano como capaz de ser agente e paciente. Para ele, reserva-se a opção de buscar a auto-realização sem descuidar dos limites que a realidade social, econômica e cultural impõem.
Importante diferencial do livro é a abrangência dos temas tratados. Fundamentos da fisiologia dos fenômenos mentais precedem as principais teorias de psicologia; dessa convergência emerge uma percepção sistêmica do comportamento humano.
As teorias percorrem o espectro histórico e conceitual que se inicia com o despontar do século XX para avançar até os dias atuais. Saúde mental, tema obrigatório, inclui as principais psicopatologias, alterações de comportamento e questões vitais, como a drogadição. Vítimas, delinqüentes e todos os que julgam, direta ou indiretamente, recebem criteriosa análise de suas participações nos processos jurídicos e nas situações de conflito, que é também estendida às instituições de exclusão, por meio das quais separam-se pessoas do convívio social.
Abordagem diferenciada recebe o tema Direitos Humanos; sugerem-se instigantes interpretações e relaciona-se com o instrumental teórico apresentado. Por fim, o texto apresenta uma visão psicológica de diferentes formas de tratamento dos