Sentimento do mundo - Drummond
Carlos Drummond de Andrade
Nicolas Ribeiro Bertoni
N° 23 - 3°A
PONTO 1
1. “Inocentes do Leblon”:
O tema que Drummond aborda nesse poema é a alienação e de certa forma a ignorância das pessoas nessa região nobre do Rio de Janeiro. Seus habitantes simplesmente ignoram a realidade que os envolve, se preocupando única e exclusivamente com o seu próprio bem estar, portanto a alienação no poema também passa pela diferença de classes. Devido a isso, podemos definir os “inocentes” citados no título como “aqueles que não querem ver”, ou seja, cegos por opção. A figura de linguagem presente é assonância (repetição da vogal e). Exemplo:
''Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram, mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam nas costas e esquecem.''
2. “Privilégios do mar”:
Assim como no poema anterior o tema é a alienação do ser humano, que nesse caso observa o mar sentindo-se seguro, em suas casas. Mas isso carrega uma ironia devido ao mar já não ser sinônimo de segurança, uma vez que o mundo estava à beira de uma guerra. Dessa forma é tecida uma crítica à sociedade que parece estar alienada da realidade global. É possível notar essa ironia em:
“Bebemos cerveja e olhamos o mar, sabemos que nada nos acontecerá”, ou seja, todos sabem dos problemas que se encontram, mas preferem se distanciar disso em busca do conforto do próprio bem estar.
3. “A noite dissolve os homens”:
Esse poema foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial. Esse texto retrata dois momentos: No primeiro momento, o poema é representado pela imagem medonha da noite, marcada pelo medo e desespero, onde o eu lírico assume uma posição solitária, remetendo o leitor ao contexto da Segunda Guerra. No segundo momento, ele se opõem a todo o começo, com uma posição de esperança, como se esperasse por dias melhores, mudando então de uma visão pessimista para uma visão otimista, mudando o homem, que deixa de ser solitário, como nos versos