DEBATE COMPLEMENTO TAREFA 01
O conceito de líder está diretamente ligado ao poder de influência de uma determinada pessoa sobre outra. Esse conceito está presente não apenas nas organizações empresariais, mais também em todo o contexto da humanidade, como: família, religião, amizade, ideologia, entre outros.
Maximiano (2006) descreve dois estilos de liderança, contendo várias características que modelam a personalidade do gestor. A primeira é a liderança orientada para o gerente, na qual se dá maior importância à participação do gerente no processo de administrar os projetos. Esse estilo tem como principais características uma liderança autocrática, voltada para tarefas, autoritária e muito orientada para resultados. Em contrapartida existe a liderança orientada para a equipe, que é o oposto da anterior, pois enfatiza e valoriza a dimensão humana do projeto. A equipe tem grande participação na administração de projetos e o gerente compartilha a sua autoridade e os processos decisórios com sua equipe. Esse estilo de liderança tem como característica ser democrático, participativo, orientado para as pessoas, orientado para as considerações e delegar autoridade.
Para a gestão de projetos na administração pública o estilo que mais se adéqua é a liderança orientada para a equipe, pois líderes públicos devem concatenar inúmeros objetivos, com diferentes racionalidades e interesses, diferente de líderes privados onde os objetivos estão focados em um propósito central: o lucro, mais facilmente mensurável, por meio de indicadores econômico-financeiros. Outro ponto onde se justifica a liderança orientada para a equipe no setor público é a inflexibilidade de substituição de seus membros, já que a grande maioria possui estabilidade emprego, logo, o líder para alcançar os objetivos do projeto terá que trabalhar a motivação da equipe.
Referencias
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada.