Sentido E Formas Da Participa O Em Processos De Gest O
Neste capitulo a autora caracteriza a participação, sendo a força de atuação consciente pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem seu poder de exercer influencia na determinação da dinâmica dessa unidade, de sua cultura e de seus resultados, poder esse resultante de sua competência e vontade de compreender, decidir e agir sobre questões que lhes são afetas, dando-lhe unidade, vigor e direcionamento firme. Segundo Marques, a participação de todos, nos diferentes níveis de decisão e nas sucessíveis fases de atividades, é essencial para assegurar o eficiente desempenho da organização.
A participação em sentido pleno é caracterizada pela mobilização efetiva dos esforços individuais para a superação de atitudes de acomodação, de alienação, de marginalidade e reversão desses aspectos pela eliminação de comportamentos individualistas, pela construção de espírito de equipe, visando a efetivação de objetivos sociais e institucionais que são adequadamente entendidos e assumidos por todos.
A participação engloba não só a presença física, mas também a responsabilidade por eventos, ações, situações e resultados. Neste contexto, os professores têm participação efetiva na escola, quando coletivamente organizados, venham a discutir e analisar a problemática pedagógica que vivenciam em interação com a organização escolar e que determinem caminhos para superar as dificuldades que julgarem mais carentes de atenção e assumam compromisso com a promoção de transformação nas praticas escolares.
Diversas formas de participação existem para que os funcionários possam exercer suas atividades dentro da escola. São elas: participação como presença, participação como expressão verbal e discussão, participação como representação política, participação como tomada de decisão, participação como representação política e participação como engajamento.