CULTURA ORGANIZACIONAL
Existem várias teorias que explicam o conceito de cultura organizacional que se resume em um conjunto de hábitos e crenças estabelecido de normas, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Mas para que se constitui uma cultura organizacional ela precisa ser composta por alguns elementos fundamentaisque possam ajudar em um tratamento mais concreto e de fácil identificação que são eles: valores, crenças, ritos ou rituais, mitos, normas e etc.
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes de uma organização e reflete a mentalidade que predomina na organização, em outras palavras a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais, por esta razão condiciona a administração das pessoas.
Em uma cultura organizacional não se forma de maneira imediata, ela precisa de tempo, pois se trata de influências de todos e do ponto de vista de cada individuo, porém uma mudança organizacional cria um desafio para a cultura organizacional, que é a integração da cultura antiga com a nova cultura.
É importante ressaltar que antes de qualquer atitude deve-se fazer um diagnóstico da atual cultura da organização, para poder assim fazer um plano de ação para poder executá-lo,então dessa forma podemos integrar todos e se possível fazer com que mude a cultura de uma organização. O que se encaixa em uma frase que diz: “Só existem duas maneiras de mudar a cultura de uma organização, mudando as pessoas ou mudando de pessoas”. (Autor desconhecido)
A cultura organizacional se caracteriza pela sua aceitação implícita pelos seus membros, e existem vários tipos de culturas organizacionais que são elas:
Cultura adaptativa que caracteriza por sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança.
Cultura conservadora – que caracterizam