Mudan As Clim Ticas Na Europa 1
EUROPA
A Europa é composta por cerca de 50 países e é, por convenção, um dos seis continentes do globo. Situada no hemisfério norte (acima da linha do Equador), compreende a placa tectônica que abrange a Europa e a Ásia (a Eurásia) e separa-se da Ásia, ao leste, pelos montes Urais. É limitada ao norte pelo oceano Glacial Ártico e outros corpos de água, pelo oceano Atlântico a oeste, ao sul pelo mar Mediterrâneo, e ao sudeste pelo mar Negro e por vias navegáveis interligadas ao sudeste.
O clima predominante da Europa é o temperado, com variações entre as regiões litorâneas e continentais, bem como nas zonas de maiores altitudes. Em comparação com outras áreas da mesma latitude de todo o globo, o clima é mais ameno, isso ocorre devido à atuação da Corrente do Golfo. A Corrente do Golfo é o apelido de “aquecimento central da Europa”, pois torna o clima europeu mais quente e úmido do que seria sem sua existência. Ela, além de levar água quente a costa europeia, também aquece os ventos que sopram de oeste em todo o continente do Oceano Atlântico.
Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também chamado de clima de montanha). A hidrografia da Europa é marcada pela presença de rios importantes, como o Danúbio, o Reno, o Volga, o Sena, o Elba, o Tejo e muitos outros. Os tipos de vegetação existentes são a Tundra, a Floresta Boreal, a Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas.
Desde o início das civilizações, o continente possui ímpar importância em âmbito mundial, a começar com as grandes navegações, com a colonização, as guerras mundiais, as invenções tecnológicas e científicas, revoluções industriais, revoltas sociais, todos esses fatores fizeram do mesmo um dos mais importantes do planeta.
Porém, mesmo no continente europeu, as mudanças climáticas já são uma realidade: as temperaturas estão a aumentar, os padrões de precipitação estão a mudar, os glaciares e a neve estão a derreter, o nível médio das