Atividade 2 politica
As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de deficiências requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência, como parte integrante do sistema educativo”.
Os excluídos são todos aqueles que não possuem recursos para uma educação digna.
Sua interpretação sobre alunos de inclusão, está relacionada a todos os alunos com algum tipo de deficiência.
Já na Declaração de Salamanca, a descrição referente a inclusão são muito mais detalhadas, “ aquelas deveriam incluir crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados. Tais condições geram uma variedade de diferentes desafios aos sistemas escolares. No contexto desta Estrutura, o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem”.
A Declaração Mundial de Educação para todos, foi efetuada para garantir o direito à educação, para satisfazer as necessidades básicas de educação de todo e qualquer indivíduo, como o próprio nome diz, PARA TODOS.
Enfatizam a valorização do respeito pelas diferenças em nossa sociedade, assim como a declaração de Salamanca, mas nesta declaração enfatiza-se mais a