Atividade com base no texto: SILVA, Ademir Alves da. A gestão da Seguridade social brasileira: entre a política pública e o mercado. 2.ed. São Paulo: Cortez,2007.
1) Caracterize o Estado de bem-estar social segundo Gough(1982).
R- Segundo Gough (1982) o Estado de Bem Estar Social é consolidado após a Segunda Guerra Mundial, na fase em que o capitalismo está avançado. O Estado tem como característica, a intensa intervenção do estatal através da legislação social, da promoção de serviços e benefícios sociais, e da política fiscal. Regulando as atividades privadas dos indivíduos e das empresas, a fim de promover o controle social. O aumento do bem-estar social e do poder dos indivíduos, tem com objetivo o controle dos sujeitos a fim de manter a estabilidade do mercado, moldando-os ao sistema econômico capitalista.
2)Explique os elementos que combinados resultam na configuração dos Estados de bem-estar social de acordo com Pierson (1997).
R- Pierson (1997) sita os elementos que combinados configuram o Estado de Bem Estar Social, dentre eles estão: O progresso das sociedades industrializadas que gera carência de serviços de bem-estar, a mobilização política em busca de cidadania plena, a mobilização política e social em torno do projeto político social-democrático de gradual transformação do capitalismo e a disputa entre os poderes políticos da social-democracia e os poderes econômicos do capital.
3) Explique as funções contraditória dos Estados de Bem estar Social para os autores marxistas.
R- Na concepção marxista, o Estado de Bem-Estar Social é um instrumento capitalista utilizado por governos conservadores e liberais, a fim de evitar mudanças radicais como o socialismo, e assegurar a manutenção de sua ordem que visa à acumulação do capital. Assim como a inserção da mulher no mercado de trabalho, que ocorreu nos períodos de guerra, pela necessidade de não parar a produção já que os homens estavam lutando. Portanto as medidas tomadas para