brincadeira dirida

711 palavras 3 páginas
BRINCADEIRAS DIRIGIDAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL

Disciplina Metodologia da Pesquisa
Professor Abraão Milfont
Equipe:Georgia da Silveira Alves
Rita de Cassia Rodrigues Pessoa
Maria Jacinta Noberto da Silva
Ronaldo Moreireira Silva
Temistocles Fernandes Amorim
Juliana Santos

INTRODUÇÃO
Brincadeira é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano se expressa; desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir.
A maneira lúdica de aprender na educação infantil é de extrema importância, pois leva o aluno a sensações e emoções fundamentais para o seu desenvolvimento. Afinal, brincando a criança forma sua personalidade e aprende a lidar com o mundo.
Assim, pelo fato da brincadeira estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento infantil, também deve estar inserida no contexto escolar com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem.

• Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos.
Fazendo com que brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança perdeu o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da janela.
• Os jogos e as brincadeiras dirigidas devem fazem parte do dia-a-dia das aulas na Educação Infantil, e são instrumentos muito importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.

• Essas atividades visam melhorar a sociabilização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. • Além de proporcionarem

Relacionados

  • Estagios
    25041 palavras | 101 páginas