sócrates
“JULIO DE MESQUITA FILHO”
Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS
Departamento de Engenharia Elétrica
EXPERIMENTO:
MEDIDAS FÍSICAS – PARTE A
Turma:
Matéria: Laboratório de Física I
Discentes: Afonso Gonçalves de Oliveira Eduardo Ribeiro Silva Abrahão Jorge Luis Peredo Junior
Docente: Giovana Oliveira Salmazo
Ilha Solteira – SP
14 de Janeiro de 2015
Sumário
I – Objetivo 1
II – Resumo 2
III - Introdução Teórica 3
IV – Procedimento Experimental 4
Figura 1 4
V – Resultados e Discussão 5
Tabela 1 5
Tabela 2 6
VI – Conclusão 7
VII – Referências Bibliográficas 8
I – Objetivo
Dimensionar uma determinada placa de alumínio a partir do uso de uma régua milimetrada e um paquímetro. Após o feito, aplicar a teoria de erros e os algarismos significativos, determinando assim os respectivos valores, calculando a área superficial de uma das faces (largura x comprimento) e comparando-as.
II – Resumo
Foi dimensionada uma placa de alumínio (comprimento, espessura, largura) utilizando como meios de medida uma régua milimetrada e um paquímetro. Com isso, aplicou-se a teoria de erros e os algarismos significativos, chegando nos resultados obtidos na tabela. Utilizou-se os instrumentos para medir a placa, após isso, usou-se a calculadora científica para obter os resultados. Comparou-se os resultados obtidos (os medidos com a régua com os averiguados com o paquímetro), detectando assim uma diferença significativa das medidas, mostrando que o paquímetro é mais preciso que a régua.
III - Introdução Teórica
Quando medimos um objeto, percebemos que medir é fazer uma comparação com uma unidade associada ao instrumento de medida. Além disso, ressaltamos que nem sempre ao efetuar medições de um objeto, esse possa ser obtido diretamente.
Muitas vezes, a extremidade do objeto pode não coincidir exatamente com algum número do instrumento de