SENTIDO DA VIDA
Nathália Yumi Takaoka
Nuara Tassiane Cândido Rodrigues
Rayssa Gerlin
http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v08-1art03.pdf? file:///C:/Users/Usuario/Downloads/3302040.pdf RESUMO
Este trabalho, é contido de informações pessoais sobre a vida do médico psiquiatra austríaco Victor Frankl, e relaciona-se ao referencial teórico por ele desenvolvido, a Logoterapia, que possui como base, o ser humano como ser espiritual , sobre procura de respectivos sentidos á vida.
Palavras chave: Logoterapia, sentido da vida, motivação .
ABSTRACT
This work is contained personal information about the life of Austrian psychiatrist Victor Frankl , and relates to the theoretical framework developed by him , to Logotherapy , which has as a base , the human being as a spiritual being , about finding their will senses lifetime.
Words key : Logotherapy , meaning of life , motivation .
INTRODUÇÃO
O psiquiatra austríaco Viktor Emil Frankl (1905-1997) é o fundador da chamada Logoterapia, escola psicológica de caráter fenomenológico, existencial e humanista, conhecida também como a Psicoterapia do Sentido da Vida ou, ainda, a Terceira Escola Vienense em Psicoterapia. No final dos anos 1920, Oswald Schwarz escreveu, em seu prefácio a um livro de Frankl, que as idéias centrais daquilo que viria a tornar-se a Logoterapia significavam para a “história da psicoterapia o mesmo que a Crítica da Razão Pura para a filosofia” (Frankl, 1981, p. 118, appud Studar Pereira, 2007).
Sua teoria está fixada na compreensão do ser humano, e o sentido , como maneira de foco principal das vivências de cada indivíduo, tornando-se assim, uma intervenção terapêutica.
Frankl considera que cada pessoa tem uma vocação própria ou missão específica na vida; cada um tem uma tarefa concreta exigindo realização. Mas tal tarefa – o sentido – não é algo estático: o sentido muda de acordo com a pessoa e a situação, uma vez que a existência de cada homem apresenta um caráter de algo único e as