Sentido Da Vida
Este é um assunto mais explosivo do que parece: é só você imaginar Nietzsche, Carl Sagan, Buda, Helena Blavatsky, Richard Dawkins, Erich Fromm, Darwin e Jesus Cristo em uma mesa redonda discutindo sobre o tema. Se é que eles aceitariam colocar seus pontos de vista em?
Qual o sentido da vida?
Então imagine a nós, meros mortais, às voltas com este tema. Obter a salvação? Manter a evolução? Beber, cair e levantar? Deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos? Sair do ciclo de reencarnações?
Consideremos ainda o seguinte: a discussão não se resume apenas à minha, à sua ou a alguma vida em particular. Mas qual o sentido de uma vida humana para outra? Qual o sentido da vida de uma mosca para um ser humano, que sentido faz a vida humana para todas as espécies vivas do planeta? Qual o sentido de haver uma espécie pensante, sensível e consciente de si mesma para o Universo?
E aí? Qual o sentido da vida? Ou não há sentido nenhum?
Opiniões:
Barbara: Que a vida não tem sentido... Que a gente vem pra sofrer as consequências e todos nós já estamos mortos...
Jessica: Que o nosso objetivo na vida é arrumar algum sentido, ou seja, algo para batalhar, para viver, sem objetivos ou sem sentido, nós não fariamos nada... Acho que nós somos leigos para descobrir o verdadeiro sentido da vida...
Suicídio e Eutanásia
Suicídio e eutanásia — até que ponto viver vale realmente a pena? Penso eu que a polêmica em torno do suicídio comece com o famoso estudo de Émile Durkheim, que praticamente prova que há em qualquer sociedade moderna um percentual da população propenso ao suicídio; que forças de âmbito social influem em uma atitude tida como essencialmente pessoal. Algumas culturas orientais têm na entrega da vida por uma causa, ou no suicídio em caso de desonra (estupro ou derrota, por exemplo) algo “normal”; mas na cultura ocidental é algo mal visto em qualquer circunstância — a diferença de mentalidade é bem ilustrada na cena do filme “O Último Samurai”, quando