Higiene E Segurana Imprimir 1
UFCD 0349
AMBIENTE, SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO – CONCEITOS BÁSICOS
INICIO
FIM
DURAÇÃO
20-05-2014
04-06-2014
25H
REFLEXÃO
Na UFCD de Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no trabalho abordámos muitos temas, entre eles as obrigações gerais do empregador e do trabalhador, o enquadramento legal dos serviços SHST, as regras básicas de SHST, os acidentes de trabalho, avaliação dos riscos profissionais, a sinalização de segurança nos locais de trabalho, a lei de base do ambiente e por fim os conceitos de sustentabilidade do planeta e as boas práticas para o meio ambiente.
Nesta UFCD pude aprofundar conhecimentos que já tinha de uma forma mais técnica e específica.
Abordamos a lei nº 102/2009 de 10 de setembro, que diz sobre os deveres e obrigações dos trabalhadores.
Adquiri mais conhecimentos sobre os acidentes de trabalho. Um fator importante a destacar é que em caso de acidentes os custos indiretos são superiores aos diretos. Em alguns casos é feito a descaracterização do acidente por exemplo em caso de negligência grosseira.
Abordámos doenças profissionais originadas no local de trabalho. Para além da ausência da enfermidade é essencial o bem-estar físico, mental e social segundo diz a OMS. Fiquei a conhecer os EPI's
(equipamentos de proteção individual) que vamos usar enquanto técnicos em compósitos.
Passei a ver com mais importância os riscos profissionais. Os ruídos, as vibrações por exemplo, que são habituais no meio em que vivemos e trabalhamos, podem causar a longo prazo danos irreversíveis.
A sinalização está presente nas empresas para que os trabalhadores possam agir perante uma situação. Eles podem proibir, informar, obrigar bem como auxiliar em casa de emergência e salvamento. O plano de segurança interno tem que estar sempre atualizado e todos têm que estar conscientes de como agir, até porque nunca sabemos quando teremos uma emergência.
Para finalizar a UFCD falámos ainda na importância da