A Misteriosa Doen a de Minamata site

652 palavras 3 páginas
A Misteriosa Doença de Minamata
Muitos não sabem, mas a cidade de Minamata localizada ao sul da Província de Kumamoto, foi palco de um grande desastre ambiental entre as décadas de 1950 e 1960. Milhares de pessoas sofreram uma grave intoxicação por mercúrio por causa de uma fábrica local que jogava os seus dejetos tóxicos na Baía de Minamata.

Esse envenenamento por mercúrio contaminou os peixes e frutos do mar que eram consumidos pela população, causando uma condição que levou o nome de “Mal ou Doença de Minamata”. Mais de 2 mil pessoas morreram na ocasião, sem contar as sequelas permanentes deixadas em outras milhares de pessoas da região.
A doença de Minamata se caracteriza por degeneração neurológica e deformidades físicas, que em muitos casos levaram à perda de consciência e morte. Tudo começou quando uma das empresas químicas pioneiras do Japão se instalou na região em 1908, gerando muitos empregos e impulsionando a economia local, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.
Porém, a fábrica passou a jogar seus dejetos químicos na baía de Minamata, que primeiramente causou um grande impacto no ecossistema local. A partir de 1953, os peixes e outros crustáceos começaram a aparecer boiando na Baía. Nesta época também começaram a surgir os primeiros sintomas estranhos nos gatos da região, que eram chamados de “gatos dançantes”.

Reprodução Youtube
As primeiras pessoas diagnosticadas com os sintomas da doença foram os pescadores e suas famílias. Até então ninguém sabia a origem da tal “doença misteriosa”, cujos sintomas eram provenientes de uma desordem do sistema nervoso central e variavam desde fadiga crônica e dor de cabeça ao comprometimento da visão, audição, fala e coordenação motora.
Não demorou muito para que milhares de pessoas fossem acometidas pelos mesmos sintomas que em casos mais graves eram marcados por convulsões e morte. Somente em 1968 foi contatado que essa doença foi resultado da ingestão de peixes contaminados por mercúrio na Baía de

Relacionados

  • Macrobiótica zen
    179375 palavras | 718 páginas