Sentença O Caso dos Exploradores de Caverna
Universidade Luterana do Brasil
Curso de Direito
Sentença:
O Caso dos Exploradores de Caverna
Relatório
Quatro integrantes da Sociedade Espeleológica, clube amador dedicado à exploração de cavernas, no início do mês maio de 4299, adentraram em uma caverna de rocha calcária para fazer uma nova expedição. No momento em que estavam bem distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento, que obstruiu a saída do grupo. Dirigiram-se para bem perto do local, na esperança de que alguma equipe de socorro ouvisse seus gritos de socorro. Como os expedicionários não retornaram para suas casas, suas famílias levaram o caso as autoridades para que iniciassem uma busca por eles.
A operação de resgate iniciou com o apoio da Sociedade Espeleológica, no entanto, a missão sofreu diversos entraves, pois a caverna localizava-se em um lugar em que o acesso não era fácil, era ermo e isolado. A equipe, composta por engenheiros, geólogos, técnicos e operários, montou um grande acampamento para proceder com o resgate. As tentativas foram muitas, mas diversos novos desmoronamentos aconteceram, prejudicando o trabalho e até mesmo levando a morte 10 operários.
Passados alguns dias, descobriu-se que os suprimentos levados pelos Espeleólogos eram pouquíssimos e que não existiam recursos dentro da caverna que servissem de alimento. Sendo assim, o medo de eles não resistirem tomou a equipe de resgate. No vigésimo dia, a equipe descobriu que os espeleólogos possuíam um rádio transistorizado e providenciaram um equipamento semelhante para iniciar a comunicação com eles. A primeira pergunta o grupo foi quantos dias ainda seriam necessários para que eles fossem resgatados e a resposta dos técnicos foi que precisariam ainda 10 dias para adentrar a caverna. Após, solicitaram o contato com um médico, relataram sua condição e física e o questionaram sobre a probabilidade de sobreviverem mais 10 dias sem alimentos. O médico, não fugindo da sua responsabilidade,