O caso dos exploradores das cavernas
Curso de Direito
Disciplina: Metodologia
Augusto César Fernandes Moreira
RESUMO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Maceió - AL
2011
Augusto César Fernandes Moreira
RESUMO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Trabalho apresentado ao Curso de Direito, como exigência da disciplina, ministrada pela professora Zelinda.
Maceió – AL
2011
RESUMO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
A obra “O caso dos exploradores de caverna”, do professor de Jurisprudência da Escola de Direito de Harvard, Lon L. Fuller, trata a respeito da história do julgamento ocorrido no início do ano de 4299 e que envolveu membros de uma sociedade de exploradores.
O julgamento se realizou por conta do envolvimento dos membros da sociedade espeleológica de exploração de cavernas, que realizavam exploração arriscada numa caverna de rocha calcária, localizada no planalto centro de uma Commonwealth, quando ocorreram desmoronamentos de rochas, obstruindo a entrada da caverna.
Os exploradores aprisionados na caverna passaram vários dias à espera de resgate.
As ações de resgate se depararam com adversa situação envolvendo enorme contingente de mão-de-obra e máquinas, bem como de elevados gastos financeiros.
Enquanto essas ações demandavam tempo, os exploradores se davam conta da pouca ração disponível no interior da caverna, sinalizando para uma tragédia levada pela inanição.
As tentativas de salvamento prosseguiam sendo, vez por outra, interrompidas devido novos deslizamentos, causando, inclusive, a morte de 10 operários que foram contratados para o resgate.
Felizmente, depois do vigésimo dia de trabalho para resgate, ocorreu uma comunicação entre os exploradores flagelados e as equipes de salvamente por meio de um radio transistorizado, quando foi possível tomar ciência da realidade no interior da caverna e das ações que estavam sendo