Senta a Pua
Bacharel em História
Senta a Pua
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
PROBLEMATIZANDO O TEMA
1. O problema
O interesse pelo assunto ocorreu a partir da leitura infanto-juvenil da obra Obrigado por você existir de Lucilia Junqueira que retratava a história fictícia de um jovem que na Segunda Guerra Mundial presta seus serviços na FAB. Ao ingressar no curso de história vislumbrei a possibilidade de realizar uma pesquisa focada na participação da FAB na segunda Guerra, Com isso venho trazer a colaboração da FAB na Segunda Guerra mundial, que como historiadora esse falo me chamo à atenção pelo seu pouco ou nenhum reconhecimento desse pedaço da historia brasileira dos heróis que compunham esse espaço, em especial ao grupo Senta a Pua. Com a questão da não transmissão desse período da historia para os estudantes poderem com isso aumentaram alem de terem conhecimento sobre a história do país com isso criarem um patriotismo que falta ao nosso país uma maior valorização real da nação por seus valores históricos e culturais.
2. OBJETIVOS
2. 1. Objetivo geral
Resgatar a história dos pilotos de caça brasileiros durante a Segunda Guerra e a importância do “Senta a Pua” nesse processo.
2.1 Objetivos específicos:
Descrever os motivos que levaram o Brasil a 2º Guerra.
Caracterizar a formação dos pilotos de caça brasileiros.
Analisar a participação do 1º Grupo de Aviação de caça da FAB.
Resgatar a história dos pilotos que participaram no grupo como elementos construindo a história do Brasil.
3. Aspectos Metodológicos e o Desenvolvimento da Pesquisa.
Diante de uma pesquisa com fontes escassas, minha pesquisa foi baseada em fontes primarias como documentos da época como o livro Avestruzes no céu da Itália e fotos e vídeos; sites de pesquisa sobre o tema; e obras feitas pelos pilotos; Missão 60 Senta a Pua e relatórios na internet; e alguns documentários que