Ultrassom
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
FISICA APLICADA ÁS CIENCIAS BIOLOGICAS
PROFESSOR:
ALUNA:
APLICAÇÕES DO ULTRASSOM
TERESINA – PI
Novembro/2014
1. O que é Ultrassom?
O Ultrassom é a ciência das ondas sonoras acima dos limites audíveis do ser humano. A frequência de uma onda sonora determina seu tom ou timbre, este é gerado pela cavitação ultrassônica. Certos animais como os morcegos, golfinhos, mariposas, outros insetos se locomovem, fogem de perigos, encontram alimentos através de ondas supersônicas que eles mesmos emitem, nos quais deram a ideia do sonar durante a segunda guerra mundial.
O limite superior de frequência que o ouvido humano consegue perceber é de aproximadamente 20 kHz. Crianças podem escutar sons em frequências maiores que os adultos porque a percepção de sons a frequências maiores tende a decrescer com a idade, idosos, por exemplo, perdem a habilidade para ouvir acima de 10 kHz. Já os animais que produzem o ultrassom podem detectar frequências acima de 20.000 Hz ou 20 kHz até 100 kHz. Porém, o ultrassom não deve ser confundido com supersônico, que se refere às velocidades mais rápidas que as velocidades do som num meio.
O termo “ultrassônico" refere-se a ondas ou vibrações sonoras que possuem uma frequência além da capacidade auditiva do ouvido humano. O limite superior de audição de um indivíduo jovem é de cerca de 20.000 ciclos por segundo; por conseguinte, qualquer frequência superior a 20.000 ciclos por segundo é considerada ultrassônica. A velocidade depende da elasticidade e da densidade do meio através do qual as ondas se propagam. Não podem ser transmitidas através do ar.
2. Aplicações do Ultrassom.
Muitas das aplicações de ultrassom na medicina estão baseadas nos princípios do sonar. Num sonar um pulso de onda sonora é enviado e é refletido no objeto; do tempo requerido para receber o eco e da