ULTRASSOM
O ultrassom é usado em muitos campos.Dispositivos ultrasônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. Ultrassonografia é usada tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana. Em testes não destrutiveis, o ultrassom é usado para detectar falhas em produtos e estruturas. Industrialmente, o ultrassom é usado para limpar, misturar e acelerar processos químicos.
Um som é caracterizado por vibrações (variação de pressão) no ar. O ser humano normal médio consegue distinguir, ou ouvir, sons na faixa de frequência que se estende de 20Hz a 20.000Hz aproximadamente. Acima deste intervalo, os sinais são conhecidos como ultrassons e abaixo dele, infrassons.
Índice [esconder]
1 Percepção em Homens e Animais
1.1 Homens
1.2 Animais
2 Emissão
2.1 Efeito piezoelétrico
3 Aplicações
3.1 Aplicações Biomédicas
3.2 Tratamento por Impacto Ultrassônico
3.3 Desintegração Ultrassônica
3.4 Solda Ultrassônica
4 Usos na medicina
5 Ver também
6 Referências
Percepção em Homens e Animais[editar | editar código-fonte]
Homens[editar | editar código-fonte]
O limite superior de frequência que o ouvido humano consegue perceber é de aproximadamente 20 KHz. A audição ultrassônica pode ocorrer se o som é direcionado diretamente para o crânio humano e atinge a cóclea através da condução óssea, sem passar através da orelha média. Crianças podem escutar sons em frequências maiores que os adultos porque a percepção de sons a frequências maiores tende a decrescer com a idade.
Animais[editar | editar código-fonte]
Morcegos usam ultrassom para se localizar no escuro.
Morcegos utilizam uma faixa de ultrasom para detectar presas. Eles podem detectar frequências entre 100 KHz até, possivelmente, 200 KHz. Muitos insetos têm uma boa audição ultrassônica e a maior parte deles