SENTA A PUA! Resumo
O Livro senta a pua escrito pelo Coronel Aviador Rui Moreira Lima, através da Biblioteca do Exército em homenagem aos 30 anos da FAB. O livro conta boa parte da história da Força Aérea Brasileira(FAB) no teatro de guerra na Itália, na Segunda Guerra Mundial.
“O ministério da Aeronáutica, criado pelo decreto-Lei nº 2.961, de janeiro de 1941”(LIMA, 1980, p.5) Rui fala rapidamente de como surgiu a FAB e o primeiro grupo de caça.
“Institui-se o 1º grupo de Aviação de Caça com o Decreto nº6.123, de 18 de dezembro de 1943, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Criada a Unidade e nomeado seu Comandante, a 27 de dezembro de 1943, o então Major Nero Moura, foi aberto o voluntariado na FAB para constituição do pessoal que iria em breve desagravar a honra da Pátria nos céus da Itália.”( LIMA, 1980, p.17)
Seguindo a trajetória do livro, Moreira Lima reúne então relatos e forma um capítulo que relata a ida do Brasil ao treinamento nos Estados Unidos e posteriormente a Viajem para a Itália, onde atuaria o 1º Grupo de Caça da FAB.
“32 homens voluntários embarcaram no dia 3 de janeiro de 1944 para a escola tática, situada em Orlando, Florida, de lá seguiram para a base aérea de Aguadulce, já pilotando caças P-40.”( LIMA, 1980, p. 17)
Terminando o curso de caça seguiram (por terra) até Albrook, onde embarcaram para Nova Iorque, onde foram remanejados em barcas menores até Camp Shark, onde após quarentena seguram viagem de trem até Sufolk e de lá seguiram para a Itália.
Ao final da jornada de treinamento nos Estados Unidos os membros que ainda permaneciam no grupo seguiram para a base de Tarquínia, base localizada próxima a costa Italiana e ao norte de Roma, ai então o 1 Grupo de Caça passou a integrar o 350ºth Fighter Group, grupo formado principalmente por pilotos da RAF(Royal Air Force/Força Aérea Inglesa) e pilotos da RAFC (Royal Air Force Canadian), estes já estavam atuando no teatro da segunda guerra desde seu