Sociologia
DA CONDIÇÃO DOCENTE:
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES TEÓRICAS*
INÊS ASSUNÇÃO DE CASTRO TEIXEIRA**
Nem tudo o que escrevo resulta numa realização, resulta mais numa tentativa. O que também é um prazer. Pois nem tudo eu quero pegar. Ás vezes, quero apenas tocar.
Depois, o que toca às vezes floresce e os outros podem pegar com as duas mãos. (Clarice Lispector)
RESUMO: O artigo contém um esforço de tocar na docência, observando sua textura e procurando decifrar seu texto. Nele estão contidas algumas aproximações teóricas acerca da condição docente, procurando compreendê-la em sua fundação e realização nos dias atuais, em busca da matéria prima e historicidade que a constituem. Desenvolve-se o argumento de que a condição docente se instaura e se realiza a partir da relação entre docente e discente, presente nos territórios da escola e da sala de aula, em especial.
Palavras-chave: Condição docente. Professores. Relação docente/ discente ON THE CONDITION OF TEACHERS: FIRST THEORETICAL APPROACHES
ABSTRACT: This paper is an effort to deal with teaching, observing its texture and trying to decipher its text. It contains some theoretical approaches on the condition of teachers that seek to understand it in its foundation and current realization, in the pursuit of the raw
*
Este artigo é uma versão resumida de trabalho encomendado pelo GT de Formação de Professores da ANPEd. Foi apresentado, oralmente, em sua versão integral, em Mesa promovida por este GT, na Reunião da ANPEd realizada em Caxambu (MG), em outubro de 2006. A versão inicial do trabalho foi apresentada e debatida em seminário de pesquisa e estudos dos pesquisadores do PRODOC/FAE/UFMG, em agosto de 2006, colegas aos quais agradeço pelas importantes contribuições.
**
Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG). E-mail: ines.teixeira@pesquisador.cnpq.br
426
Educ. Soc.,