Sensoriamento remoto
R:A atmosfera terrestre é uma espécie de filtro contra a radiação solar com alto poder de penetração como a uv, os raios X e etc. É constituida de varias camadas, sendo elas gasosas, por vapor de água e aerossóis.
2 – Na sua opinião, em outros planetas pode ocorrer uma camada gasosa como atmosfera terrestre?
R:A semelhança pode não ser verificada da forma como é a nossa atmosfera, porém em outros planetas poderá existir camadas gasosas.
3 – Qual a camada atmosférica mais importante para vida terrestre? Que gás ocupa a maior concentração?
R:Troposfera. É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.
4 – Para o sensoriamento remoto todas as camadas atmosféricas são importantes ou existem algumas mais importantes que outras?
R: Para o sensoriamento remoto, o estudo da atmosfera terrestre como um todo é fundamental, porque constitui um meio natural que interfere tanto na radiação incidente quanto na parte da radiação que é refletida pelos alvos da superfície que, eventualmente, será coletada pelos sistemas sensores. Em geral, essa interferência se manifesta na trajetória, e na velocidade e absorção da radiação solar em determinadas faixas do espectro eletromagnético.
5 – Quando a radiação eletromagnética (radiação solar) atinge o topo da atmosfera, sua quantidade é de 2 Cal cm² min¹. Você acredita que na superfície terrestre essa quantidade é a mesma? Por quê?
R: Não, porque quando a radiação solar penetra na atmosfera terrestre, sofre atenuações causadas por reflexão, espalhamento e absorção pelos constituintes atmosféricos,