Eletromagnetismo ligado ao automobilismo
André Ricardo Vargas da Silva Jr. Elisa Silveira Gonçalves
Guilherme dos Santos Gonçalves
RESUMO: Este artigo versa sobre o emprego do eletromagnetismo na engenharia mecânica e no automobilismo, além do seu papel na carreira de futuros engenheiros da área. Para o desenvolvimento deste, serão expostas as aplicações dos fenômenos eletromagnéticos no projeto da Equipe Baja SAE Piratas do Cerrado da Universidade de Brasília.
PALAVRAS-CHAVE: Automobilismo, Eletromagnetismo, Baja.
1. INTRODUÇÃO:
O eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para relacionar eletricidade e magnetismo. Sua presença é notável no dia-a-dia de todas as pessoas, seja num aparelho eletrodoméstico como o microondas, motores elétricos, ou um simples ímã de geladeira. Além de suas funcionalidades simples, o eletromagnetismo também possui outras aplicações em diversas áreas da ciência e da engenharia, sendo de utilidade inestimável para pesquisadores e engenheiros desenvolverem seus trabalhos. Uma de suas grandes áreas de atuação reside no automobilismo e aplicabilidade à engenharia mecânica/automotiva. Seria inviável, por exemplo, o projeto de um veículo no qual não se pudessem coletar dados acerca do seu funcionamento, testes de eficiência e diversas outras informações sobre o carro. Para isso, o eletromagnetismo é essencial. Na Universidade de Brasília é possível ver um exemplo prático desse tipo de aplicação com a Equipe Piratas do Cerrado da Faculdade de Tecnologia. O eletromagnetismo é fortemente empregado no sistema de telemetria do projeto de um veículo, bem como no funcionamento do seu motor.
2. DESENVOLVIMENTO:
2.1. Equipe Piratas do Cerrado:
A Equipe Baja SAE Piratas do Cerrado da Universidade de Brasília faz parte de um projeto da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), no qual alunos de engenharia mecânica, mecatrônica, produção ou de física são