Transmissor de energia indutivo
Departamento de eletrónica, telecomunicações e informática
Técnicas Laboratoriais em Eletrónica
Relatório da aula prática 5
Transmissor de energia indutivo
Data: 19/12/2012
Resumo
Neste trabalho prático 5 foi proposto realizar a construção de um transmissor de energia indutivo.
A realização deste projeto foi dividido em 4 aulas para a realização das várias etapas e, por fim, foi concedido a todos os grupos uma aula adicional de modo a testar o funcionamento dos projetos anteriormente montados.
Introdução
O tema escolhido pelo nosso grupo foi transmissor de energia indutivo. Teve como base de trabalho a construção de duas bobines e de um circuito elétrico de modo a que a energia que percorresse uma bobine fosse transmitida para a outra sem haver qualquer tipo de contacto entre ambas.
O circuito elétrico que nos foi apresentado a montar foi o seguinte:
As bobines que nos foram apresentadas a montar tinham 12 centímetros de diâmetro e eram constituídas por 16 espiras. Estas espiras poderiam estar em contacto umas com as outras devido ao revestimento que possuíam. Este revestimento era feito de um material isolador.
Descrição do problema
Esta atividade experimental teve como principio base:
• Desenvolver um circuito de transmissão de energia.
Aparelhagem e equipamento
Este trabalho experimental exige que se utilizem: * Fios condutores; * Solderless Breadboard; * Resistências; * Condensadores; * Folha de papel para as espiras; * Osciloscópio; * Transístor; * Pontas de prova; * Bobines; * Soldador; * Estanho; * LED’s; * Alicate; * Isqueiro; * Régua; * Placa do circuito; * Gerador de bancada; * Caderno de registos;
Procedimento experimental
Montagem do circuito elétrico no programa Eagle:
1. Foi aberto o programa Eagle e procurámos montar um circuito elétrico semelhante ao que nos foi proposto.
Montagem