sesnsores
DE
PROXIMIDADE
ALUNO: Paulo Henrique Ferreira Jorge
PROFESSOR:CÁSSIO
CURSO:AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
MATÉRIA:PNEUMÁTICA
INTRODUÇÃO
Sensores de proximidade são componentes eletrônicos que se diferenciam basicamente de uma chave fim de curso mecânico, simplesmente por trabalhar eletronicamente por aproximação, ou seja, sem contato físico. Por não haver elementos mecânicos que se desgastam em virtude do meio em que será utilizado e do uso, queima do contato e impurezas ambientais não podem ocorrer. Ele também é insensível a vibrações e por isso não apresenta problemas muito conhecidos em elementos mecânicos de mesma aplicação.
Indutivo
Os sensores de proximidade indutivos são equipamentos eletrônicos capazes de detectar a proximação de peças, componentes, elementos de máquinas, etc, em substituição as tradicionais chaves fim de curso. A detecção ocorre sem que haja o contato físico entre o acionador e o sensor, aumentando a vida útil do sensor por não possuir peças móveis sujeitas a desgastes mecânicos.
Os sensores Indutivos são sensores de proximidade, ou seja, geram um sinal de saída quando um objeto metálico (aço, alumínio, cobre, latão, etc) entra na sua área de detecção, vindo de qualquer direção, sem que seja necessário o contato físico. Princípio de Funcionamento
Sensor de proximidade indutivo
A bobina faz parte de um circuito oscilador que em condição normal (desacionada) gera um sinal senoidal. Quando um metal aproxima-se do campo, este por correntes de superfície (Foucault), absorve a energia do campo, diminuindo a amplitude do sinal gerado no oscilador.
A variação de amplitude deste sinal é convertida em uma variação contínua que comparada com um valor padrão, passa a atuar no estágio de saída. - Face Sensora
É a superfície onde emerge o campo eletromagnético. - Distância Sensora (S)
É à distância em que se aproximando o acionador da face sensora, o sensor muda o estado da saída. Distância