Sensores de Viscosidade
SENSORES DE VISCOSIDADE
Londrina, 11 de agosto de 2013
Trabalho realizado na disciplina de Instrumentação e Controle de Bioprocessos
Professor: Rodolfo Coppo
Alunas:
Brenda Oliveira
Gizela Braga
Jessica Pereira
Victória Jaqueline
P4B
Londrina, 11 de agosto de 2013
Sumário
Sensores de Viscosidade
A viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos e gases reais, que se caracteriza pela medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço tangencial. O estudo da viscosidade é aplicado ao controle de qualidade de várias indústrias como por exemplo, a indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, química, além de análises clínicas, construção civil, indústrias petrolíferas, etc.
A viscosidade é medida em viscosímetros, os quais podem ser classificados em dois grupos: primário e secundário.
Primário
No grupo primário estão os instrumentos que realizam medidas diretas da tensão e da taxa de deformação do fluido.
Secundário
Os viscosímetros do grupo secundário inferem a razão entre a tensão aplicada e a taxa de deformação por meios indiretos, isto é, sem medir a tensão e deformação diretamente.
Começando com um viscosímetro primário, temos o Brookfield, muito popular pela facilidade de manuseio. Ele contém "spindles" cada um apropriado para medir a viscosidade de fluidos em uma faixa específica: os de menor diâmetro, as maiores viscosidades; os de maior diâmetro, as menores viscosidades.
Já como exemplo de viscosímetro secundário, temos o Copo Ford, um viscosímetro de fácil manuseio, no qual a viscosidade está relacionada com o tempo de esvaziamento de um copo de volume conhecido que tem um orifício calibrado na sua